Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: Grupo de Trabalho é Criado pelo Governo
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
O governo brasileiro anunciou a criação de um grupo de trabalho para desenvolver o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (IA). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira, 10 de junho.
Objetivo do Grupo de Trabalho
O principal objetivo desse grupo é apoiar a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na criação do plano. Esse plano visa estabelecer diretrizes para o desenvolvimento sustentável e ético da tecnologia de IA no Brasil.
Composição do Grupo
Coordenador e Integrantes
O grupo será coordenado pelo responsável-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também fazem parte do grupo o secretário da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, o chefe da assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e um assessor especial da Ministra.
Convidados
A portaria permite a inclusão de representantes de outras instituições federais, organizações públicas e privadas, e especialistas no assunto. Esses convidados terão o papel de assessorar o grupo, sem poder de voto.
Prazo e Entregas
O grupo de trabalho estará em atividade até o dia 29 de julho, quando deverá apresentar à Ministra um relatório com os resultados alcançados.
PBIA – Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
A criação deste grupo de trabalho é um passo importante para o desenvolvimento da inteligência artificial no Brasil. A colaboração entre diferentes setores e especialistas será fundamental para a elaboração de diretrizes que promovam um desenvolvimento tecnológico sustentável e ético.
Notícias sobre Tecnologia
Descubra como a inteligência artificial está revolucionando o direito. Notícias e insights essenciais para advogados que desejam estar à frente.