Americanos Confiam Mais em IA do que em Redes Sociais
Pesquisa Revela Desconfiança em Redes Sociais
Americanos confiam mais em IA
Uma recente pesquisa da Axios nos EUA aponta que a maioria dos respondentes confia mais nas empresas de tecnologia que lideram a nova onda de IA generativa, como OpenAI, Microsoft, Alphabet e NVIDIA, do que plataformas de mídia social, como X, Meta e ByteDance. Uma pesquisa realizada pela Axios/Harris Poll revelou que os americanos confiam mais nas empresas de tecnologia que lideram a onda de IA generativa, como Nvidia, Microsoft e OpenAI, do que nas plataformas de redes sociais como Meta, ByteDance e X (anteriormente conhecida como Twitter).
Por Que Isso Importa
Essas descobertas, parte do ranking de reputação de 2024 da Axios Harris Poll 100, mostram que a contínua decepção pública com as redes sociais pode dificultar os esforços dessas empresas em se reinventarem como inovadoras em IA.
Dados Impactantes
A Nvidia, potência em chips de IA, é novata na lista de 2024 e já ocupa o primeiro lugar em reputação geral, além de liderar em “visão” e “crescimento”. No quesito confiança, a Nvidia ficou em oitavo lugar.
Enquanto isso, ByteDance marcou apenas 60.7, Meta 59.6 e X/Twitter está em penúltimo lugar com 58.8. As três empresas de redes sociais viram suas reputações caírem desde o ano passado e estão todas na faixa “muito pobre”.
Contexto Rápido
Meta, ByteDance e X têm trabalhado com IA há anos, mas ainda são mais conhecidas por suas plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter.
- Facebook e Instagram: Enfrentam uma crise de confiança desde o escândalo da Cambridge Analytica em 2018 e os boicotes publicitários de 2020.
- ByteDance: Caiu de “razoável” em 2020 para “pobre” em 2024, devido às suas ligações com a China e a uma nova lei que exige a venda do TikTok ou enfrentará um banimento.
- X/Twitter: Elon Musk está focando cada vez mais na IA, mesmo enquanto atrai extremistas e falha em moderar discursos de ódio na plataforma.
Desconfiança da Geração Z
Até a Geração Z, que cresceu com as redes sociais, já não confia mais nessas plataformas.
O Panorama Geral
A promessa (e os perigos) da IA tornaram-se mais claros nos últimos anos, pois suas implicações morais, de segurança e de negócios definirão a futura reputação das empresas.
Embora mais da metade (58%) dos entrevistados reconheça a importância de integrar a IA nos produtos, apenas 30% disseram que estariam mais inclinados a comprar um produto ou serviço apenas porque usa IA.
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Queda na Confiança na IA
A confiança pública na IA está diminuindo de forma geral. Isso significa que as empresas que correm para mostrar que são inovadoras adicionando IA aos produtos podem também prejudicar suas reputações.
- Google e Meta: Sofreram reações negativas com novas ferramentas que geram imagens de IA.
- Apple: Queria destacar a finura do seu último iPad, mas o anúncio acabou lembrando os clientes dos perigos da IA.
- OpenAI: Que cria o ChatGPT e é líder no setor de IA nos EUA, perdeu alguma confiança pública no último ano. A pontuação geral da OpenAI caiu 5.8 pontos desde o ano passado, uma das maiores quedas da lista.
Ampliação do Cenário
Deepfakes e desinformação estão alimentando os medos em relação à IA, e cada vez mais americanos se preocupam que a IA substitua seus empregos, ou empregos criativos em geral.
- Criatividade Humana: 74% dos entrevistados concordaram com a afirmação: “A criatividade humana é o que torna muitos produtos e serviços incríveis – e a IA não será capaz de substituir isso.”
Detalhes da Pesquisa
Esta pesquisa é resultado de uma parceria entre a Axios e a Harris Poll para medir a reputação das marcas mais visíveis nos EUA, baseada em 20 anos de pesquisa da Harris Poll.
Resultados Completos e Metodologia
Para mais detalhes sobre os resultados e a metodologia da pesquisa, consulte o site da Axios.
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