Notícias sobre Tecnologia | 28/05/2024
Notícias sobre Tecnologia | 28/05/2024

Americanos Confiam Mais em IA do que em Redes Sociais

Pesquisa Revela Desconfiança em Redes Sociais

Americanos confiam mais em IA

Uma recente pesquisa da Axios nos EUA aponta que a maioria dos respondentes confia mais nas empresas de tecnologia que lideram a nova onda de IA generativa, como OpenAI, Microsoft, Alphabet e NVIDIA, do que plataformas de mídia social, como X, Meta e ByteDance. Uma pesquisa realizada pela Axios/Harris Poll revelou que os americanos confiam mais nas empresas de tecnologia que lideram a onda de IA generativa, como Nvidia, Microsoft e OpenAI, do que nas plataformas de redes sociais como Meta, ByteDance e X (anteriormente conhecida como Twitter).

Por Que Isso Importa

Essas descobertas, parte do ranking de reputação de 2024 da Axios Harris Poll 100, mostram que a contínua decepção pública com as redes sociais pode dificultar os esforços dessas empresas em se reinventarem como inovadoras em IA.

Dados Impactantes

A Nvidia, potência em chips de IA, é novata na lista de 2024 e já ocupa o primeiro lugar em reputação geral, além de liderar em “visão” e “crescimento”. No quesito confiança, a Nvidia ficou em oitavo lugar.

Enquanto isso, ByteDance marcou apenas 60.7, Meta 59.6 e X/Twitter está em penúltimo lugar com 58.8. As três empresas de redes sociais viram suas reputações caírem desde o ano passado e estão todas na faixa “muito pobre”.

Contexto Rápido

Meta, ByteDance e X têm trabalhado com IA há anos, mas ainda são mais conhecidas por suas plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter.

  • Facebook e Instagram: Enfrentam uma crise de confiança desde o escândalo da Cambridge Analytica em 2018 e os boicotes publicitários de 2020.
  • ByteDance: Caiu de “razoável” em 2020 para “pobre” em 2024, devido às suas ligações com a China e a uma nova lei que exige a venda do TikTok ou enfrentará um banimento.
  • X/Twitter: Elon Musk está focando cada vez mais na IA, mesmo enquanto atrai extremistas e falha em moderar discursos de ódio na plataforma.

Desconfiança da Geração Z

Até a Geração Z, que cresceu com as redes sociais, já não confia mais nessas plataformas.

O Panorama Geral

A promessa (e os perigos) da IA tornaram-se mais claros nos últimos anos, pois suas implicações morais, de segurança e de negócios definirão a futura reputação das empresas.

Embora mais da metade (58%) dos entrevistados reconheça a importância de integrar a IA nos produtos, apenas 30% disseram que estariam mais inclinados a comprar um produto ou serviço apenas porque usa IA.

Conheça a IA Brasileira, exclusiva para Advogados

Queda na Confiança na IA

A confiança pública na IA está diminuindo de forma geral. Isso significa que as empresas que correm para mostrar que são inovadoras adicionando IA aos produtos podem também prejudicar suas reputações.

  • Google e Meta: Sofreram reações negativas com novas ferramentas que geram imagens de IA.
  • Apple: Queria destacar a finura do seu último iPad, mas o anúncio acabou lembrando os clientes dos perigos da IA.
  • OpenAI: Que cria o ChatGPT e é líder no setor de IA nos EUA, perdeu alguma confiança pública no último ano. A pontuação geral da OpenAI caiu 5.8 pontos desde o ano passado, uma das maiores quedas da lista.

Ampliação do Cenário

Deepfakes e desinformação estão alimentando os medos em relação à IA, e cada vez mais americanos se preocupam que a IA substitua seus empregos, ou empregos criativos em geral.

  • Criatividade Humana: 74% dos entrevistados concordaram com a afirmação: “A criatividade humana é o que torna muitos produtos e serviços incríveis – e a IA não será capaz de substituir isso.”

Detalhes da Pesquisa

Esta pesquisa é resultado de uma parceria entre a Axios e a Harris Poll para medir a reputação das marcas mais visíveis nos EUA, baseada em 20 anos de pesquisa da Harris Poll.

Resultados Completos e Metodologia

Para mais detalhes sobre os resultados e a metodologia da pesquisa, consulte o site da Axios.


Notícias sobre Tecnologia

Descubra como a IA está revolucionando o direito com insights essenciais para advogados que desejam estar à frente

Leia também

Notícias sobre Tecnologia | 31/01/2024

Lumiere: Nova IA de Vídeo do Google